2021-09-022021-09-022021http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10807O capítulo buscará analisar o universo de informações e desafios inerente ao sistema educacional brasileiro, com vistas a organizar o debate e propiciar ao leitor um volume de informações coerente e multifacetado para compreender esse cenário. Além disso, haverá um esforço para analisar o que pode ser feito em matéria de políticas públicas para superar os atuais desafios. Assim, o capítulo contará, além desta apresentação, com duas seções adicionais: a primeira apresenta e analisa as principais medidas de políticas públicas em educação em 2019 e 2020 na educação básica e na superior; enquanto a segunda se aprofunda em temas relativos a esse escopo em meio à pandemia, colocando em destaque os desafios que daí decorrem. Ao final, será apresentada a conclusão do estudo.porAcesso AbertoEducaçãoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Necessidades EducacionaisPolítica EducacionalSistemas de EnsinoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Educação básicaEducação superiorEnsino remotoSistema educacional brasileiroPolíticas públicas em educaçãoFundebPandemia da Covid-19Alimentação escolarDesigualdades da educação