Barciotte, Maria LúciaSaccaro Junior, Nilo Luiz2013-06-082013-06-082012-07http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1108Este texto destaca desafios e oportunidades envolvendo o tema educação ambiental (EA) e resíduos sólidos dentro de uma perspectiva de apoio às novas demandas e dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, assim como dos planos estaduais e municipais decorrentes. Leva em consideração a importância da integração entre EA e políticas públicas pertinentes, caso do Plano de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) e da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Nesta direção, propõe uma nova tipologia envolvendo as várias possibilidades de trabalho de EA aplicada a resíduos sólidos, ressaltando a importância e a necessidade de conceitos simples, claros e consolidados na direção da minimização de resíduos. Ressalta ainda a importância de investimentos em processos contínuos e efetivos de sensibilização, mobilização e capacitação dos vários atores sociais, de modo a ampliar o sucesso de projetos e programas envolvendo ações de coleta seletiva, bem como de outras formas diferenciadas de coleta ligadas à logística reversa.porAcesso AbertoSensibilização e mobilização dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos: desafios e oportunidades da educação ambientalTexto para Discussão (TD) 1755: Sensibilização e mobilização dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos: desafios e oportunidades da educação ambientalWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Educação ambientalResíduos sólidosColeta seletivaReciclagemConsumo sustentável