Siqueira, Wallace LobatoBecker, Kalinca LéiaFreitas, Clailton Ataídes de2025-09-012025-09-012025-04SIQUEIRA, Wallace Lobato; BECKER, Kalinca Léia; FREITAS, Clailton Ataídes de. Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 1, p. 9–41, abr. 2025. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n1art1.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18656Este estudo analisou os determinantes da proficiência em matemática dos estudantes do nono ano do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar de 2011 a 2017, empregando metodologias de análise exploratória de dados espaciais e modelos de dados em painel espacial. A análise identificou clusters espaciais significativos das notas e destacou a importância das práticas, como a frequência dos alunos em realizar exercícios e a correção pelo professor, na melhoria da proficiência escolar. Também foi identificado transbordamento espacial, indicando a formação de clusters de qualidade educacional.9 - 41porAcesso AbertoDeterminantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileirasDeterminants of students’ proficiency in brazilian public schoolsJournal ArticleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Rendimento EscolarDesigualdade RegionalLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Desempenho escolarAnálise espacialDesigualdades regionaisHealth, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Analysis of EducationMathematical and Quantitative Methods::Multiple or Simultaneous Equation Models - Multiple Variables::Cross-Sectional Models - Spatial Models - Treatment Effect Models - Quantile Regressions - Social Interaction ModelsMathematical and Quantitative Methods::Multiple or Simultaneous Equation Models - Multiple Variables::Panel Data Models - Spatio-temporal ModelsDeterminantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras10.38116/ppe55n1art1