Barros, Ricardo Paes deMendonça, Rosane Silva Pinto de2014-01-232014-01-231998-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2430O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da implantação de três inovações em gestão escolar — transferência direta de recursos para as escolas, eleição de diretor e colegiado —, sobre o desempenho educacional. Compara-se o desempenho dos sistemas estaduais mais e menos inovadores, objetivando o controle, entre outras diferenças, de como a qualidade do ambiente familiar e a qualidade do corpo docente podem também ser responsáveis pelas diferenças em desempenho educacional entre tais sistemas. O estudo descreve de forma sucinta o processo de difusão de cada uma das três inovações em forma de gestão ocorrido no Brasil ao longo dos últimos 15 anos, e, apresenta, ainda, uma discussão teórica sobre por que e como tais inovações deveriam influenciar o desempenho educacional. Desenvolve, ainda, uma análise empírica agregada, utilizando informações longitudinais estadualizadas, com o objetivo de contrastar, tanto o desempenho dos estados (inovadores ou não), como o desempenho de cada um deles, antes e após a introdução das inovações.porAcesso AbertoO Impacto de três inovações institucionais na educação brasileiraTexto para Discussão (TD) 566: O Impacto de três inovações institucionais na educação brasileiraThe impact of three institutional innovations in Brazilian educationWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumLicença Comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.Inovações institucionaisGestão escolarDesempenho educacionalSistema educacional