Bulhões, Lucas Mateus GonçalvesArruda, Dyego de Oliveira2022-03-042022-03-042021-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11074No texto os autores voltam-se para os concursos realizados, entre 2014 e 2018, para a carreira de técnico administrativo em educação (TAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os autores exploram dados que apontam preenchimento das vagas reservadas abaixo do percentual estabelecido pela legislação, com diferenças significativas conforme o perfil dos cargos e o nível de formação exigido. Em linhas gerais, reforçam o diagnóstico de que a reserva de vagas muitas vezes não ocorre mesmo quando são preenchidas (ou há tendência de que sejam preenchidas) as condições estabelecidas na legislação, como no caso da segmentação de vagas nos editais ou da não previsão de cotas em certames que preveem menos de três vagas inicialmente, mas que são usualmente contemplados com novas vagas ao longo do prazo de vigência.porAcesso AbertoAs Possibilidades de aprimoramento na implementação das cotas raciais em concursos públicos : reflexões a partir do contexto da UFRJJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Seleção de PessoalIgualdade de OportunidadesDireito CivilLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Cotas raciaisConcurso públicoCarreira de Técnico Administrativo em Educação (TAE)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)