Weiss, Joseph S.2016-07-052016-07-051976-04http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6721O estudo trata dos motivos que se leva a acreditar que a metodologia tradicional para avaliar melhoramentos de estradas vicinais subestime os benefícios. A análise de outros estudos de viabilidade sugere que há efeitos indiretos em países em vias de desenvolvimento oriundos de transformações no sistema de comercialização, os quais não se conhecem a fundo e, portanto, não se medem de uma maneira geral. A Universidade do Estado de Michigan (MSU) e a SUDENE realizaram estudos diagnósticos da comercialização no Nordeste. Um dos programas recomendados por esse estudo foram as estradas vicinais, ou seja, melhorar as estradas das sedes dos municípios e dos distritos importantes aos centros de convergência. Portanto, decidiu-se estudar as viabilidade de um programa desse tipo.porAcesso AbertoAplicação de uma metodologia alternativa para estimar os benefícios de estradas vicinaisJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Desenvolvimento RegionalTráfegoLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e ) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Estradas vicinaisCustos de transporteModernização da comercialização ruralPrograma de melhoramento das estradas