Corbucci, Paulo Roberto2013-11-122013-11-122002-03http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2102Este texto apresenta um perfil evolutivo do ensino de graduação no Brasil ao longo da década de 1990 com ênfase nas políticas federais para o setor. Para tanto, apresenta: (i) síntese dos diagnósticos governamentais e de suas respectivas proposições de ação; (ii) principais ações e programas implantados ao longo da década; (iii) dimensionamento do setor em suas quatro esferas administrativas (federal, estadual, municipal e privada); e (iv) análise dos gastos do MEC com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). À guisa de conclusão, foram identificados avanços e limites à implementação das políticas e programas governamentais, bem como alguns dos desafios que se colocam para a educação superior brasileira na década atual.porAcesso AbertoAvanços, limites e desafios das políticas do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduaçãoTexto para Discussão (TD) 869: Avanços, limites e desafios das política do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduaçãoAdvances, limitations and challenges of MEC's policies for higher education in the 1990s: undergraduate educationWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Educação superiorEnsino de graduaçãoInstituições Federais de Ensino Superior (IFES)