Rossi, Marta Cristiane Timóteo2022-02-182022-02-182021-08http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11054Atrair investimento direto externo (IDE) é uma parte importante da política de desenvolvimento econômico, e a maioria dos países do mundo vem estabelecendo agências nacionais de promoção de investimentos (international promotion agencies – IPAs) com o mandato de atrair IDE. Este artigo tem como objetivo destacar as melhores práticas na promoção de investimentos nacionais e subnacionais, a fim de aumentar sua capacidade de atrair e reter investimentos estrangeiros nos países. Uma lição que surge após a análise dessas experiências bem-sucedidas apresentadas é que as políticas de promoção de IDE devem ser complementadas por instrumentos que busquem melhorar as capacidades e os ativos locais e estimular vínculos diretos entre as multinacionais e as empresas nacionais.porAcesso AbertoAtração de investimento estrangeiro – mapeando melhores práticas de agências de promoção de investimentosJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Investimentos DiretosComércio InternacionalLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Investimento direto externoAtração de investimentoAgências de promoção