Bassi, Camillo de Moraes2018-10-242018-10-242018-08http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8692Este texto para discussão aborda as implicações dos novos regimes fiscais (União e estados) no financiamento da educação pública. Adota a desafetação tributária como norte às implicações e conclui que as alterações geraram um padrão menos cooperativo, mais restritivo em termos de recursos, além de aparentemente divergente dos princípios federativos. As alterações também impuseram uma sobrecarga aos municípios que extrapola sua capacidade tributária.porAcesso AbertoImplicações dos novos regimes fiscais no financiamento da educação públicaTexto para Discussão (TD) 2407 : Implicações dos novos regimes fiscais no financiamento da educação públicaWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Educação PúblicaFinanciamento da EducaçãoPolítica FiscalLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Novos regimes fiscaisFinanciamentoEducação pública