Dias, Thaís de Aragão Oliveira Araripe PalmeiraVieira Filho, José Eustáquio Ribeiro2025-07-312025-07-312025DIAS, Thaís de Aragão Oliveira Araripe Palmeira; VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro. O Agronegócio e as ferrovias. In: VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro; FERREIRA, Zenaide Rodrigues (Org.). Agricultura brasileira: da porteira para dentro e de fora para o mundo. Brasília, DF: Ipea, 2025. p. 65-89. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350820cap3https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17542O texto destaca a importância estratégica das ferrovias para o agronegócio brasileiro, especialmente diante do crescimento expressivo da produção de grãos nas últimas décadas. A expansão da malha ferroviária é vista como essencial para garantir o escoamento eficiente da produção, reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade no mercado global. As ferrovias oferecem vantagens como menor impacto ambiental e menor custo por tonelada transportada em comparação ao modal rodoviário. Apesar de avanços recentes, o Brasil ainda possui uma infraestrutura ferroviária insuficiente frente às suas necessidades, sobretudo em regiões produtoras como Mato Grosso e Matopiba. O capítulo está estruturado em cinco seções, abordando desde a relevância do transporte ferroviário até a evolução legal relacionada à expansão da malha.p. 65-89 : il.porAcesso AbertoO Agronegócio e as ferroviasBook partInstituto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea)AgronegóciosFerroviasTransporte FerroviárioLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.O Agronegócio e as ferrovias10.38116/9786556350820cap3