Kubota, Luis ClaudioDomingues, Edson PauloMilani, Daniele Nogueira2015-11-242015-11-242010-10http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5641O presente trabalho apresenta uma pequena parte de um extenso relatório desenvolvido em parceria entre o IPEA e a ABDI. Este relatório contempla não apenas o setor de aparelhos de telefonia e transmissores de TV, som e vídeo. Mostrarei, ainda, como as firmas estrangeiras atuam com uma escala de operação de outra grandeza, quando comparadas às firmas nacionais, no mercado brasileiro. Será evidenciado também que embora os gastos das líderes brasileiras em atividades inovativas sejam – em proporção ao faturamento – superiores aos das líderes estrangeiras, em termos absolutos o total despendido pelas firmas brasileiras é muito inferior ao gasto pelas multinacionais. E, ainda, a comparação com valores gastos pelas grandes corporações internacionais que atuam no setor de computação e eletrônica, trata-se de valores pouco expressivos.porAcesso AbertoDiferenças de escala no mercado de equipamentos de telecomunicaçõesJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Ciência e TecnologiaEconomiaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.IndústriaDesenvolvimento econômicoTelecomunicaçõesTecnologia