Ciríaco, Juliane da SilvaSilva , Sandro PereiraAnjos Junior, Otoniel Rodrigues dosLins, Julyan Gleyvison Machado GouveiaSousa, Cinthia BarbosaIpeaDiretoria de Estudos e Políticas Sociais - DISOC2025-09-122025-09-122025-08-29CIRÍACO, Juliane da Silva et al. Condição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil: análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023. Brasília, DF: Ipea, ago. 2025. 36 p.: il. (Texto para Discussão, n. 3159). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/td3159-porthttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18893Este estudo tem por objetivo analisar o impacto da condição de insegurança alimentar e nutricional (IAN) sobre a distorção idade-série escolar de estudantes brasileiros matriculados na rede de educação básica, a partir da base de dados do suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023. Para alcançar esse objetivo, foram empregadas técnicas de pareamento, como o propensity score matching (PSM) e métodos de reponderação, como o inverse probability weighting (IPW) e o inverse probability weighting with regression adjustment (IPWRA). Na sequência, adotou-se uma abordagem de tratamento multivalorado, para mensurar, de forma diferenciada, os efeitos de distintos níveis de IAN sobre o atraso escolar. Os resultados mostram que a IAN severa apresenta impacto sobre alunos de ambos os sexos, tanto em áreas urbanas quanto rurais do país. Especificamente, os impactos são mais pronunciados para estudantes do sexo feminino de áreas urbanas (6,9 pontos percentuais – p.p.) comparativamente às de áreas rurais (6,2 p.p.). Além disso, para os estudantes do sexo masculino, o impacto também é relevante, sendo no meio rural (5,9 p.p.) comparativamente maior que no urbano (5,5 p.p.). Esses achados evidenciam a importância de políticas públicas sensíveis às desigualdades de gênero e de território, pois os efeitos da IAN sobre a educação variam conforme o contexto analisado, com um peso mais elevado na população socioeconomicamente vulnerável.36porAcesso AbertoCondição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil : análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023Texto para Discussão (TD) 3159 : Condição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil: análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023Working paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Alimento. NutriçãoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Insegurança alimentar e nutricionalEducação básicaDistorção idade-série escolarDeterminantes sociaisSubsídios a políticas públicasHealth, Education, and Welfare::Health::Health and InequalityHealth, Education, and Welfare::Welfare, Well-Being, and Poverty::General Welfare, Well-BeingAgricultural and Natural Resource Economics - Environmental and Ecological Economics::Agriculture::Agricultural Policy - Food Policy - Animal Welfare PolicyUrban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics::Household Analysis::Other DemandFood and nutritional insecurityBasic educationAge-grade distortionSocial determinantsPublic policy subsidiesCondição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil: análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 202310.38116/td3159-port