Albuquerque, Pedro Henrique MeloCruz, Bruno de OliveiraOliveira, Carlos Wagner de AlbuquerqueSantos, Iury Roberto Soares dos2014-03-312014-03-312013-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2908A migração interestadual no Brasil representa aproximadamente 40% do total da migração interna no país. O objetivo deste trabalho é estimar as causas econômicas para os fluxos migratórios interestaduais. Fundamentado no trabalho de Crozet, pode-se analisar a interação entre rendimentos crescente de escala e custos de transporte sobre a dinâmica regional brasileira e os fluxos migratórios. Neste estudo são estimados os parâmetros estruturais para a economia brasileira, entre os quais o poder de mercado das firmas inseridas no setor moderno da economia. A partir deles, é possível avaliar a dinâmica econômica em termos regionais. Rejeita-se a hipótese de existência de solução do tipo buraco negro e obtêm-se, ainda, os valores do raio de estabilidade das aglomerações econômicas no país, que é de, aproximadamente, 320 km em torno do estado de São Paulo. Este resultado corrobora o conceito proposto por Diniz (1995), conhecido como polígono da “desconcentração concentrada”. O salário esperado e a distância também são fatores relevantes na determinação do fluxo de migrantes. A elasticidade do salário esperado varia de 0,17 a 0,08, em função da especificação do modelo econométrico. Isto significa que a cada 10% de variação no salário da região corresponde um impacto positivo entre 0,8% e 1,7% na taxa de migração.porAcesso AbertoAglomeração econômica e migração: uma análise para o caso brasileiroTexto para Discussão (TD) 1913: Aglomeração econômica e migração: uma análise para o caso brasileiroEconomic agglomeration and migration: an analysis for the Brazilian caseWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.MigraçãoFluxos migratórios interestaduaisEconomia regionalModelos centro-periferia