Castro, Cláudio de Moura2024-10-102024-10-101970CASTRO, Claudio de Moura. Consequências do ensino técnico. Brasília: Ipea: CNRH, [197?].https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15987O texto aborda a ascensão e a crítica à teoria do capital humano no contexto da educação técnica. Antes dos anos 1960, o ensino técnico era avaliado de forma assistemática, mas com a teoria do capital humano, a educação passou a ser vista como um investimento. Estudos de custo-benefício proliferaram, mostrando altos retornos. Entretanto, a partir dos anos 1970, surgiram críticas à teoria, tanto em termos técnicos quanto sociológicos. O texto questiona o impacto real dos cursos técnicos e busca avaliar resultados com base em estudos mais recentes e metodologicamente robustos.porAcesso AbertoAs Consequências do ensino técnico : uma propostaBookInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Educação ProfissionalLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Ensino técnicoFormação profissional