Melo, Valdir2020-02-042020-02-042020-01http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9647Levantamento, exposição e estudo de casos enriquecem as opções de conhecimento utilizáveis para fundamentar propostas de políticas públicas. O presente texto constrói uma justificativa de estudo de casos, em duas vertentes. Conforme a primeira, ciências naturais – ou mistas, pelo menos – também investigam casos, de modo que o método de estudos de casos não é característica exclusiva das ciências sociais. A segunda vertente tira partido de duas noções metodológicas, a de modelo e a de exemplos-padrões (exemplars). Pode-se tomar cada um dos casos relevantes dentro de uma disciplina como modelo científico ou cognitivo de outros casos a constatar ou a examinar. Em uma interpretação alternativa, certos casos importantes podem servir como ‘casos exemplares’ ou ‘casos emblemáticos’.porAcesso AbertoEstudos de casos e casos exemplares : um aspecto da fundamentação de propostas de políticas públicasTexto para Discussão (TD) 2537 : Estudos de casos e casos exemplares : um aspecto da fundamentação de propostas de políticas públicasWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)MetodologiaPesquisa. CiênciaEstudos de CasosLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Estudos de casosNomotético e idiográficoModelo científicoExemplo-padrão de Kuhn