Grimaldi, Daniel da SilvaCarneiro, Flavio LyrioOliveira, Luis Felipe Batista de2013-05-272013-05-272012-01http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1018Este trabalho analisa a evolução da competitividade de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai no fluxo de comércio do Mercado Comum do Sul (Mercosul), observando a especialização relativa e as alterações nas distribuições das vantagens comparativas reveladas entre diferentes categorias de produto. Para isto, analisam-se índices de vantagem comparativa revelada de Balassa (1965) de cada um dos quatro países entre 1991 e 2008, com base em dados extraídos da Base de Comércio Exterior das Nações Unidas-UNComtrade (UN, s.d.). Após o cálculo do índice, os produtos foram agrupados em categorias seguindo proposta de Lall (2000). Em seguida, duas metodologias foram utilizadas: a primeira, baseada em matrizes de transição markovianas; e a segunda, baseada em estimações não paramétricas das funções densidade de probabilidade do IB. A análise realizada sugere que houve, ao longo do período, uma redução relativa dos produtos nos quais o Brasil tinha vantagem comparativa revelada, o que pode significar que o Brasil perdeu mercado no Mercosul em um número expressivo de produtos, ou ainda que o Brasil tenha sofrido um processo de especialização comercial. Outra conclusão é a de que, mesmo após a criação do acordo, os países integrantes não conseguiram aumentar a participação no comércio de seus parceiros, resultado que seria esperado da criação de uma área de livre-comércio.porAcesso AbertoPadrões de especialização comercial no MercosulPatterns of trade specialization in MercosurTexto para Discussão (TD) 1692: Padrões de especialização comercial no MercosulWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Mercado Comum do Sul (Mercosul)Vantagem comparativaCompetitividadeEspecialização comercial