Kubota, Luis ClaudioDemoliner, Vera LuciaFigueiredo, Calebe de Oliveira2023-04-052023-04-052011-04https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11858Traça um panorama do uso de educação a distância (EAD) – modalidade on-line –, verificando os fatores que ajudam a diferenciar os usuários dos não usuários desta modalidade, a partir de dados das pesquisas sobre uso das TICs no Brasil, do Comitê Gestor de Internet (CGI). Em outras palavras, o foco do estudo é na demanda por cursos on-line. Nos últimos anos, o Ipea tem desenvolvido uma série de estudos sobre as TICs, inicialmente voltados para a infraestrutura de telecomunicações e equipamentos de rede. O escopo destas pesquisas está sendo ampliado, procurando contemplar também as questões relacionadas ao uso da banda larga, ou seja, serviços, aplicativos e conteúdo. É nesse contexto que o presente estudo se enquadra.porAcesso AbertoUm Perfil do uso da educação on-line no BrasilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Acesso à EducaçãoInovações PedagógicasUsuários da InformaçãoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Educação a distância (EAD)UsuáriosTecnologias da informação e da comunicação (TICs)Demanda por cursos on-line