Pereira, Rafael Henrique MoraesVieira, Renato. S.Bizzarro, FernandoBarbosa, Rogério J.Dahis, RicardoFerreira, Daniel T.2023-04-182023-04-182023-04https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11885Os custos de transporte são uma barreira subestimada à participação política. Neste estudo, examinamos se uma intervenção em larga escala para reduzir esses custos, no caso, a oferta de transporte público gratuito no dia da eleição, aumenta o comparecimento dos eleitores brasileiros às urnas. Levando em conta a diferença do momento em que os municípios adotaram a política de passe livre entre o primeiro e o segundo turnos da eleição presidencial de 2022 no país, usamos desenhos de estudo de eventos (event study) para examinar o impacto da política do passe livre sobre a participação eleitoral, sobre os resultados das eleições e sobre os níveis de mobilidade humana. Não encontramos qualquer efeito da gratuidade no transporte público sobre o comparecimento às urnas ou sobre os resultados eleitorais, mas encontramos um efeito positivo, entre 7,2% e 17,5% de aumento, nos níveis de mobilidade no dia das eleições. Embora a redução dos custos monetários de transporte possa melhorar o acesso das pessoas aos locais de votação, nossos resultados sugerem que apenas políticas de redução desses custos não são suficientes para aumentar o comparecimento dos eleitores.porAcesso AbertoTransporte público gratuito e participação eleitoralTexto para Discussão (TD) 2869 : Transporte público gratuito e participação eleitoralWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Transporte PúblicoEleiçõesLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Participação políticaParticipação eleitoralMobilidade urbanaPasse livreTransporte públicoCustos de participação política