Santos, Priscila Soares dosOliveira, Sibele Vasconcelos deBecker, Kalinca Leia2025-03-112025-03-112023-12SANTOS, Priscila Soares dos; OLIVEIRA, Sibele Vasconcelos de; BECKER, Kalinca Leia. Determinants of academic performance in brazilian public higher education: a multilevel analysis. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 68, p. 189-212, 38, ago./dez. 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp68art7https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16901O objetivo do estudo é analisar se existe um efeito multinível sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior públicas do Brasil. Para isso, foram utilizados os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior de 2016 a 2018 e estimado um modelo hierárquico de três níveis: alunos, cursos e instituições de ensino superior. Foram utilizadas na análise, características sociais e econômicas dos alunos e especificidades dos cursos de graduação e das instituições de ensino. Foi observado que questões como o sexo, a idade, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas dos alunos influenciam no desempenho no exame. Observou-se que o turno dos cursos, a área de concentração e a região em que se localizam também podem afetar o desempenho discente. Além disso, cursos localizados nas capitais brasileiras possuem um maior desempenho discente.porAcesso AbertoDeterminants of academic performance in Brazilian public higher education : a multilevel analysisDeterminantes do desempenho acadêmico no ensino superior público brasileiro : uma análise multinívelDeterminantes del desempeño académico en la educación superior pública brasileña : un análisis multinivelJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Indicadores de DesempenhoEnsino SuperiorLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Educação superiorDesempenhoModelos hierárquicos