Carvalho, Alexandre Xavier Ywata deMendonça, Mario Jorge Cardoso deSilva, José Jaime da2017-10-032017-10-032017-08http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8063O objetivo deste estudo é projetar o mercado potencial de banda larga no Brasil. Essa tarefa é feita combinando informações advindas de duas bases distintas: o Censo 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, ambos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pnad 2015 é empregada para estimar um modelo de regressão logística de probabilidade de ter acesso à internet por banda larga. O dimensionamento do mercado de banda larga é feito usando o modelo estimado, mas com as mesmas variáveis preditoras do Censo 2010. A predição indicou um mercado potencial de 45 milhões de domicílios, ou seja, um adicional de quase 6 milhões de domicílios em relação à situação atual. Além disso, estima-se o novo dimensionamento do mercado de banda larga caso exista um aumento de 10% na penetração média dos serviços nas principais regiões metropolitanas do país. Nesse cenário, observa-se que o novo mercado chega a 50,7 milhões de domicílios, 10 milhões de domicílios a mais em relação ao estado atual.porAcesso AbertoDimensionamento do mercado de banda larga no BrasilTexto para Discussão (TD) 2322 : Dimensionamento do mercado de banda larga no BrasilWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Pesquisas de DomicílioInternetPrevisõesCenáriosLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Banda largaRegressão logísticaInternetDimensionamento de mercadoPredição