Wives, Willian WashingtonKubota, Luis ClaudioAmiel, Tel2016-08-182016-08-182016-08http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6904A introdução de novas tecnologias em ambiente escolar raramente parte apenas de uma decisão individual do educador. Ela se insere em um contexto mais amplo, em que se apresentam questões internas e externas à instituição de ensino. O objetivo deste Texto para Discussão é investigar as condições sistêmicas que contribuem ou inibem o desenvolvimento de diferentes atividades preparadas pelos docentes com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), por meio de quatro estudos de caso. As unidades de análise foram dois colégios particulares e duas escolas públicas de Brasília. O arcabouço conceitual para a análise foi a teoria da atividade (TA). Conduzimos um múltiplo estudo de caso em quatro escolas, particulares e públicas. Entre os principais resultados, podem-se destacar: a importância da liderança para que o uso das TICs se dê de forma integrada na instituição de ensino; a proatividade como modo de superar as limitações materiais (no caso das públicas); o fato de as condições materiais não necessariamente significarem práticas mais arrojadas no uso das TICs; e o fato de os níveis de inserção das tecnologias não indicarem qualquer relação fundamental com a mudança nos papéis tradicionais de professores e estudantes. Trabalhos dessa natureza devem ser analisados com cautela, ao se inferirem suas conclusões para o conjunto. No entanto, permitem vislumbrar uma série de nuances que não seria possível captar de outro modo.porAcesso AbertoAnálise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividadeTexto para Discussão (TD) 2218 : Análise do uso das TICs em escolas públicas e privadas a partir da teoria da atividadeWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)EscolasTecnologia EducacionalEnsino Assistido por ComputadoresLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.EscolaTeoria da atividadeTecnologias da informação e comunicação (TICs)Novas mídias