Moura, Adriana Maria Magalhães de2015-11-242015-11-242013-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5655O artigo apresenta o mecanismo de rotulagem ambiental com uma forma de redução de externalidades negativas do consumo. Por meio da rotulagem de produtos, pode-se desenvolver e difundir informações que levem os consumidores ao uso de produtos de menor impacto na natureza. O pressuposto adotado no texto é que produtos de menor impacto ambiental são mais caros e, por isso, tendem a ser preteridos pelos consumidores. Com a rotulagem, informando o impacto do consumo de tais produtos sobre o ambiente, pode-se criar nicho de mercado e mais consciência nos consumidores. Isto aumenta a escala de produção para tais produtos e, consequentemente, diminui os custos. A chamada rotulagem ambiental concorre para a redução de assimetria de informação e evita o que a literatura convencionou chamar de seleção adversa.porAcesso AbertoO Mecanismo de rotulagem ambiental : perspectivas de aplicação no BrasilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Impacto AmbientalLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Impacto ambientalEtiqueta ecológicaResponsabilidade ambientalCertificação florestal