Nascimento, Paulo Augusto Meyer MattosSilva, Carolina AndradeSilva, Paulo Henrique Dourado da2023-01-272023-01-272014-04https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11725Discute as rotas institucionais para o exercício das carreiras de magistério da educação básica são eficazes no país – e o que poderia ser feito para incrementá-las neste sentido. Com o intuito de contribuir para esse debate, este artigo discorre brevemente, na seção 2, sobre o magistério na estrutura da educação nacional, antes de abordar, na seção 3, três das questões centrais no debate sobre a docência na educação básica – titulação adequada, precarização dos vínculos de trabalho e baixa atratividade financeira da carreira. A seção 4 traz as conclusões e sugere possíveis encaminhamentos gerais de política para a construção de um modelo nacional de certificação e recrutamento para o magistério da educação básica.porAcesso AbertoSubsídios e proposições preliminares para um debate sobre o magistério da educação básica no BrasilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)AlfabetizadoresEscolas NormaisEducação BásicaMercado de TrabalhoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.MagistérioEducação básicaProfissionais da educaçãoMercado de trabalho