Ferrari, Tatiana KolodinDusi, Luiza de AlencarLopes, Daniel A. FeitosaPompermayer, Fabiano Mezadre2020-01-132020-01-132019-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9589O texto discute os procedimentos metodológicos e faz a estimação do valor da economia de tempo de viagem e do valor da vida estatística em viagens por rodovias no Brasil. Realizou-se um experimento de preferência declarada, que contou com algumas inovações para o controle de viés hipotético. A pesquisa foi feita on-line por meio da técnica de bola de neve, sendo solicitado aos respondentes que escolhessem entre duas rotas hipotéticas com diferentes níveis de três atributos: custo de pedágio, tempo e número de mortes. A análise aplicou o modelo mixed logit para estimar a disposição a pagar pela redução do tempo de viagem e pela redução no risco de morte nas rodovias. Os resultados mostraram diferenças significativas nos valores encontrados em função do nível de certeza na resposta do indivíduo. O modelo também foi estimado fazendo-se o controle pelas características de viagens e dos indivíduos. Apesar dos importantes resultados encontrados, os primeiros de nosso conhecimento para o contexto brasileiro, a coleta de dados foi enviesada para segmentos de renda média e alta, o que impõe alguns limites na extrapolação desses resultados para a população do país. Assim, os resultados mais robustos apontam para o valor da economia de tempo entre 79% e 36% do valor do tempo laboral, e para o valor da vida estatística entre R$ 2,4 milhões e R$ 3,1 milhões (a preços de 2017).porAcesso AbertoEstimativa do valor da vida estatística e do valor da economia de tempo em viagens nas rodovias brasileiras com a utilização de pesquisa de preferência declaradaTexto para Discussão (TD) 2533 : Estimativa do valor da vida estatística e do valor da economia de tempo em viagens nas rodovias brasileiras com a utilização de pesquisa de preferência declaradaWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Infraestrutura de TransportesEconomia dos TransportesTransporte RodoviárioFator TempoEstatísticas de TransporteLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Valor da vida estatísticaValor da economia de tempoPreferência declaradaModelo de escolha discreta