Sakowski, Patrícia Alessandra MoritaTóvolli, Marina Haddad2016-05-092016-05-092016-04http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6362Sistemas educacionais podem ser vistos como sistemas complexos, ao considerarmos que o aprendizado, o ensino, a cognição e a educação são fenômenos resultantes das interações entre os agentes heterogêneos que compõem esses sistemas. Em virtude da natureza complexa dos sistemas educacionais, novas abordagens mostram-se relevantes e, até mesmo, necessárias, se considerarmos que os métodos tradicionais muitas vezes não são capazes de capturar as dinâmicas desses sistemas. Este trabalho busca identificar o que tem sido feito no Brasil com respeito à abordagem de sistemas complexos em educação e trazer para a discussão potenciais benefícios dessa perspectiva para a educação no país. Apresentam-se os principais conceitos que têm marcado o pensamento teórico da complexidade, assim como as aplicações dos métodos e metodologias de sistemas complexos em educação no Brasil, como modelagem baseada em agentes, análise de redes, sistemas tutores inteligentes, mineração de dados educacionais (educational data mining) e learning analytics, entre outros. Por fim, alguns insights da abordagem de sistemas complexos para a educação são discutidos.engAcesso AbertoComplex approaches for education in BrazilDiscussion Paper 210 : Complex approaches for education in BrazilPerspectivas da complexidade para a educação no BrasilWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.Sistemas ComplexosEducaçãoModelos baseados em agentesAnálise de redesSistemas tutores inteligentesMineração de dados educacionaisLearning analyticsPolíticas públicas.