Schneider, Andrei CesarArcego, EmilySchneider, Andrea Cassia2020-03-302020-03-302019-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9760O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma política pública brasileira desenvolvida com o propósito de promover acesso ao ensino superior oferecendo bolsas em Instituições de Ensino privadas para estudantes de baixa renda. Como compensação, o Governo oferece isenções de impostos às Universidades participantes, de modo que, desde 2005 até 2010, o Programa distribuiu mais de 1.4 milhões de bolsas. Este trabalho se propõe a investigar a efetividade do Programa através da análise de dados quantitativos da sua própria base de informações e qualitativos provenientes da bibliografia selecionada. Tal análise foi inserida no contexto das demais políticas públicas de acesso ao ensino superior e da perspectiva do Direito e Desenvolvimento de Amartya Sem e Douglas North. A partir dos dados quantitativos é possível observar que o Programa tem se mostrado efetivo. No entanto, os dados qualitativos indicam conclusões contraditórias e demonstram a necessidade de melhor abordagem diante da quantidade de variáveis.engAcesso AbertoThe University for all Program (Prouni) : from statistics up to the law and development approachO Programa Universidade para Todos (Prouni) : das estatísticas à abordagem do direito e desenvolvimentoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Financiamento da EducaçãoPolítica EducacionalInstituições de Ensino SuperiorLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.ProuniPolítica pública educacionalDireito e desenvolvimentoAcesso ao ensino superior