Nascimento, Paulo MeyerCampos, André GambierMatijascic, MilkoRolon, Carolina Esther KotoviczTurchi, Lenita MariaCodes, Ana Luiza Machado deAraújo, Herton EllerySenkevics, Adriano Souza2025-07-182025-07-182025-07NASCIMENTO, Paulo Meyer et al. Educação brasileira: panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros. Brasília, DF: Ipea, jul. 2025. 32 p. (Texto para Discussão, n. 3143). DOI: https:// dx.doi.org/10.38116/td3143-porthttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17484Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a educação brasileira passa por avanços significativos e enfrenta desafios persistentes. A CF/1988 estabeleceu a educação como direito de todos, organizando competências entre União, estados e municípios. Políticas públicas, como o Plano Nacional de Educação e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), buscaram promover equidade e acesso, enquanto indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostraram avanços na qualidade, especialmente no ensino fundamental. Contudo, questões como abandono escolar, distorção idade-série e as disparidades regionais e socioeconômicas permanecem. Ademais, o uso de tecnologias digitais na educação enfrenta desafios de equidade e regulação. Na educação superior, a democratização trouxe expansão, mas metas de escolarização não foram atingidas. O crescimento da educação a distância emerge em um contexto de transformação digital, mas traz desafios regulatórios e de qualidade. A evolução da educação no Brasil requer revisões contínuas das políticas para garantir qualidade, inclusão e formação cidadã em um cenário global em constante mudança.porEducação brasileira : panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindourosTexto para Discussão (TD) : 3143. Educação brasileira : panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindourosWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaDesenvolvimento da Educação. Política EducacionalÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.EducaçãoPolíticas públicasEquidade