Coelho, Danilo Santa CruzFernandes, MarceloFoguel, Miguel Nathan2014-02-252014-02-252009-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2589Este texto examina se existe um efeito de teto de vidro na ascensão profissional das mulheres nas grandes empresas da indústria de transformação do Brasil. Em particular, verifica-se se o gênero importa no tempo necessário para se obter uma promoção para uma posição gerencial. Embora utilizem-se modelos paramétricos de tempo de falha acelerado na análise preliminar, os principais resultados do estudo dependem das estimativas de ranking parcial de um modelo semiparamétrico de duração que permite à censura ser dependente de covariadas. Verificou-se que, embora haja diferenciais de gênero nas promoções dentro das empresas nacionais, o mesmo não se aplica às empresas sob controle estrangeiro. Prestou-se também atenção a duas outras dimensões do progresso na carreira, a saber, crescimento salarial e probabilidade de promoção. Observou-se que os ganhos salariais após a promoção não contribuem para gerar diferencial de salário entre homens e mulheres nas empresas nacionais ou estrangeiras, apesar de as mulheres possuírem uma menor probabilidade de obterem uma promoção nas empresas nacionais e, em menor medida, nas empresas estrangeiras.porAcesso AbertoCapital estrangeiro e diferenciais de gênero nas promoções: evidências da indústria de transformação brasileiraTexto para Discussão (TD) 1447: Capital estrangeiro e diferenciais de gênero nas promoções: evidências da indústria de transformação brasileiraForeign capital and gender differences in promotions: evidence of Brazilian manufacturing industryWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.Ascensão profissional femininaPromoçãoDiferencial de salários