Oliveira, Jéssica Antunes deBecker, Kalinca Léia2024-03-122024-03-122022-09OLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171O estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano.porAcesso AbertoEfeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do SulEffects of school and urban violence on student proficiency in public schools in Rio Grande do SulEfectos de la violencia escolar y urbana en la competencia de los estudiantes en las escuelas públicas de Rio Grande do SulJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Meio EscolarViolênciaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.ProficiênciaViolência escolarViolência urbana