Antonio LassanceBrasil, AndréCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC2025-09-252025-09-2520182018-03-05Pinto, André. Gestão de riscos na avaliação de programas de pós-graduação: estratégias para estimar o potencial de sucesso de cursos novos, com base em propostas apresentadas à CAPES. 235 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2018.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19165O presente trabalho visa investigar a aplicação de processos de gestão de riscos na avaliação da pós-graduação brasileira, em especial na análise de propostas de cursos novos. Considerando o crescimento contínuo no número de mestrados e doutorados no país, assim como a necessidade de minimizar prejuízos decorrentes do insucesso observado em alguns deles, a gestão de riscos é proposta como ferramenta para identificar obstáculos para o desenvolvimento dos programas. A partir disso, acredita-se ser possível não só compreender e monitorar riscos mapeados nos cursos de pós-graduação, mas também prover informações relevantes para as coordenações competentes na CAPES, de forma que elas desempenhem um papel na mitigação dos riscos em cada programa. Para dar conta da tarefa, a proposta deste trabalho foi a de observar os resultados considerados indesejados na recente Avaliação Quadrienal de cursos de pós-graduação, em 2017: estagnação, involução e descontinuidade. Partindo dessas observações, selecionamos indicadores relevantes para investigar a possibilidade de identificar o risco por uma análise quantitativa. Para isso, foram obtidos dados da CAPES, MEC, INEP, IBGE, PNUD e CGEE, sendo utilizados o pacote estatístico R e o Tableau Desktop para seu tratamento e exploração. Contando com os dados compilados, uma análise mais complexa foi efetuada mediante utilização de técnicas estatísticas e de Machine Learning, incluindo algoritmos Naive Bayes, Regressões Logísticas e Árvores de Regressão e Classificação. Os resultados obtidos mostraram ser necessário aliar a análise de risco com métodos qualitativos para obter resultados adequados. A partir do observado, propomos, então, uma metodologia para criar um registro de riscos a partir da análise de propostas de cursos novos por comissões de especialistas ad hoc. Com isso, esperamos que um ciclo de identificação, mapeamento e registro de riscos, seguido de acompanhamento dos programas e monitoramento dos resultados, tenha um papel relevante para prover melhores condições de sucesso para programas que venham a fazer parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).235porAcesso AbertoGestão de riscos na avaliação de programas de pós-graduação : estratégias para estimar o potencial de sucesso de cursos novos, com base em propostas apresentadas à CAPESInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaEnsino SuperiorPós-GraduaçãoLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)Gestão de riscosNaive BayesMachine LearningEconometriaRisk managementMachine learningNaive bayesGestão de riscos na avaliação de programas de pós-graduação: estratégias para estimar o potencial de sucesso de cursos novos, com base em propostas apresentadas à CAPES