Oliveira, Luis Felipe Batista deGusso, Divonzir Arthur2015-03-112015-03-112014http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3583Este capítulo demonstra sucintamente o atual estágio da educação brasileira, seus principais indicadores e desafios e destaca algumas propostas para os formuladores de política pública dos próximos anos. Apresenta a evolução dos principais indicadores educacionais nas últimas décadas. Procura entender os desafios inerentes da busca por maior qualidade de ensino, dada a ampliação do acesso que se verificou no país. Discute questões envolvendo melhor articulação dos diferentes sistemas, aproveitamento das avaliações de larga escala e a necessidade de se observar outras competências além das cognitivas ou relacionadas ao conteúdo.porAcesso AbertoTrajetória e desafios da educação básica no BrasilBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.EducaçãoPolíticas públicasIndicadores educacionaisInvestimento público