Corbucci, Paulo Roberto2014-02-242014-02-242009-09http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2552Este texto para discussão tem por objetivo identificar possíveis causas da redução das matrículas no ensino médio regular, ocorrida em nível nacional a partir de 2005. Para tanto, foram analisados dados de matrículas desagregados segundo as seguintes variáveis: i) dimensão regional; ii) turno de ensino; iii) dependência administrativa (pública/privada); iv) localização da escola (rural/urbana); v) séries de ensino; vi) faixas etárias; e vii) sexo do estudante. Além dos dados de matrículas, disponibilizados pelo Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), foram utilizadas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recorte temporal compreendeu o período 2000-2006. Alguns fatores foram identificados como possíveis explicações para a redução das matrículas no ensino médio regular: i) diminuição do número de concluintes do ensino fundamental; ii) redução da distorção idade–série no ensino médio; e iii) aumento das matrículas no ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).porAcesso AbertoSobre a redução das matrículas no ensino médio regularTexto para Discussão (TD) 1421: Sobre a redução das matrículas no ensino médio regularAbout the enrollments decline in regular high schoolWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.Ensino médio regularCenso Escolar da Educação BásicaEducação de Jovens e Adultos (EJA)Educação formal