Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaBrasil. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral2025-09-162025-09-161968INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; BRASIL. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral. Uso intensivo do espaço escolar no ensino superior. Rio de Janeiro: Ipea, 1968. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18939.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18939A publicação apresenta um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizado em parceria com o Ministério do Planejamento, sobre o uso intensivo do espaço escolar no ensino superior brasileiro. O foco é a proposta de criação de um novo turno de aulas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, elaborada pelo professor Victor de Miranda Ribeiro, como forma de dobrar o número de alunos atendidos sem grandes investimentos adicionais. O estudo destaca a elevada capacidade ociosa das instituições de ensino superior e propõe soluções práticas para aumentar a produtividade, como a reorganização dos horários e melhor aproveitamento dos recursos humanos e físicos existentes, contribuindo para enfrentar o problema dos excedentes de vagas de forma racional e eficiente.4porAcesso AbertoUso intensivo do espaço escolar no ensino superiorBookInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaDesenvolvimento da Educação. Política EducacionalLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Ensino SuperiorNecessidades educacionaisUso intensivo do espaço escolar no ensino superior