Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro dePereira, Rafael Henrique Moraes2020-11-282020-11-282013-10-24http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10338O padrão de mobilidade urbana no Brasil vem se alterando nos últimos anos com o aumento acelerado da taxa de motorização da população. Um número maior de veículos privados nas ruas significa mais acidentes de trânsito, maior poluição veicular e perda de tempo em função dos congestionamentos nos centros urbanos. Além dos resultados de 2012, este Comunicado utilizou como base comparativa os dados da PNAD de anos anteriores, permitindo avaliar o comportamento dos indicadores ao longo do tempo.porAcesso AbertoIndicadores de mobilidade urbana da PNAD 2012Comunicados do Ipea 161 : Indicadores de mobilidade urbana da PNAD 2012JournalInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Transporte UrbanoEstatísticas de TransportePoluição do ArLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.Mobilidade urbanaMotorização da populaçãoPoluição veicularPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)