Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKrause, Cleandro Henrique-
dc.coverage.spatialPorto Alegre, RSpt_BR
dc.coverage.temporal1920-1937pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-17T19:59:21Z-
dc.date.available2020-07-17T19:59:21Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10125-
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma representação hipotética de uma política pública em perspectiva histórica, conforme teria sido realizada na modernização da cidade de Porto Alegre, no final da década de 1920 até a decretação do Estado Novo em 1937. O caso concreto foi analisado na tese de doutorado em planejamento urbano e regional defendida pelo autor, destacando-se aqui o recorte metodológico relativo ao uso do método do modelo lógico de referência do Ipea para a análise de um problema/programa de circulação urbana de pessoas e mercadorias. O exercício apresentado compreende os três componentes desse modelo: uma explicação do problema e as referências básicas do programa; uma estruturação do programa para alcance de resultados esperados; e a identificação de fatores relevantes de contexto. As evidências para a elaboração dos três componentes foram buscadas em fontes históricas, que também apoiaram uma análise de vulnerabilidade do modelo lógico do programa de circulação, de modo a explicar os motivos pelos quais a estruturação do programa não teria possibilitado o tratamento mais adequado das causas do problema identificado. Por fim, apresentam-se considerações sobre aplicações retrospectivas do modelo lógico, que podem agregar conhecimentos sobre os atos concretos da implementação de políticas públicas no passado e, assim, possibilitar explicações mais robustas para os problemas que persistem e devem ser enfrentados por novos programas no presente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleModelo lógico para análise de políticas públicas em perspectiva históricapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2572 : Modelo lógico para análise de políticas públicas em perspectiva históricapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical37 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Métodos de Pesquisa. Teoria::Métodos de Pesquisa. Teoria::Metodologiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProblemas urbanospt_BR
dc.subject.keywordCirculação urbanapt_BR
dc.subject.keywordModelo lógicopt_BR
ipea.description.objectivePropor uma representação hipotética de uma política pública em perspectiva histórica, conforme teria sido realizada na modernização da cidade de Porto Alegre, no final da década de 1920 até a decretação do Estado Novo em 1937.pt_BR
ipea.description.methodologyMétodo do Modelo Lógicopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2572pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper proposes a hypothetical representation of a policy seen in historical perspective. The modernization of the city of Porto Alegre, in the south of Brazil, from the end of the 1920s until 1937 was the empirical object of the author’s PhD thesis in Urban and Regional Planning. Here we highlight its methodological framework, namely a logical model developed at the Institute for Applied Economic Research (Ipea), here applied for the outline of an urban circulation problem/program. Such configuration includes the three components of the logical model: an explanation of the problem and the program’s basic references; the program’s structuration towards the achievement of desired outcomes; and the identification of relevant factors of context. We sought evidence for the representation of the three components in historical sources, which have also supported a vulnerability analysis of the program’s logical model. Such analysis permits to explain why the program’s structuration would not have allocated the most adequate treatment to the problem’s causes. We finally present considerations on retrospective uses of the logical model, which may aggregate knowledge on concrete acts of policy implementation in the past, in order to provide more robust explanations of problems that persist and must be tackled by new programs in the present.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationCiência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatísticapt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2572.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2572 _sumex.pdf63.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.