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dc.contributor.authorSantos, Gesmar Rosa dos-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T20:56:11Z-
dc.date.available2020-08-04T20:56:11Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10157-
dc.description.abstractEste texto considera o disposto na Política Nacional de Saneamento Básico (PNSB – Lei nº~ 11.445/2017), que estabelece atribuições da União na regulação e nos investimentos para o saneamento e lista as atribuições dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e de prestadores de serviços. No Brasil, a sustentação da operação e da manutenção por meio da tarifa encontra-se consolidada, havendo subsídios ao setor. Estados, municípios e prestadores de serviços têm praticado distintas formas de tarifa social da água (TSA) para garantir preços acessíveis à população mais pobre. Em tempos de pandemia, compreende-se que medidas adicionais são necessárias para proteger a população mais carente e garantir a água como direito humano. Ao ficar mais tempo em casa, tendo cuidados necessários de higiene, é esperado um aumento da conta mensal. A partir dessa preocupação, o objetivo desta nota técnica é subsidiar a ação das autoridades no sentido de reduzir o impacto da perda de capacidade de pagamento da conta de água e não transferir para a população carente o aumento do gasto e do endividamento com os serviços de água e esgotamento sanitário durante e logo após a pandemia. Para tanto, estimam-se: i) os custos atuais da TSA; ii) os valores de mudança de faixa de consumo; e iii) os cenários para auxiliar decisões. Os resultados indicam o alcance entre 32 milhões de pessoas e 38 milhões de pessoas, a depender do cenário, com custo de R$ 386 milhões/mês, a cargo de governos e titulares da TSA. Considera-se que medidas dessa natureza, além de garantir a água para higiene, alimentação e usos domésticos, resultarão em apoio aos sistemas de governança e ajuda à população para valorizar os serviços e dinamizar o setor no período pós-crise. Este estudo sugere as áreas responsáveis para coordenar e viabilizar tecnicamente a operação.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEstado e saneamento : sugestões de apoio à população carente durante e após a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeNota Técnica n. 18 (Dirur) : Estado e saneamento : sugestões de apoio à população carente durante e após a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeNota Técnicapt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical22 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Controle de Poluição. Engenharia Ambiental::Gestão de Resíduos::Serviços de Saneamentopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência da Terra. Ciência Espacial::Hidrologia. água::Água::Abastecimento de Águapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Energia::Energia. Fontes de Energia. Combustíveis::Abastecimento de Energiapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Gestão. Administração::Gestão. Administração::Administração da Crisept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Padrão de Vida::Pobrezapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordEstado de calamidade públicapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordServiços de saneamento básicopt_BR
dc.subject.keywordTarifa Social da Água (TSA)pt_BR
dc.subject.keywordPopulação carentept_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationSaneamentopt_BR
ipea.classificationSaúdept_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Relatórios de Atividades / Técnicos
Saneamento: Relatórios de Atividades / Técnicos
Saúde: Relatórios de Atividades / Técnicos

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