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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1019
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Nogueira, Mauro Oddo | - |
dc.contributor.author | Zucoloto, Graziela Ferrero | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Flavio Lyrio | - |
dc.contributor.author | Grimaldi, Daniel da Silva | - |
dc.contributor.other | Grimaldi, Daniel da Silva (Contribuições) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-27T16:37:01Z | - |
dc.date.available | 2013-05-27T16:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2012-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1019 | - |
dc.description.abstract | Este texto consolida os resultados de três estudos realizados pelo Ipea com o objetivo de avaliar políticas públicas selecionadas de apoio à exportação e ao desenvolvimento tecnológico. Primeiramente, são analisados instrumentos selecionados de promoção das exportações: incentivos fiscais (drawback) e financeiros (Exim, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, e Programa de Financiamento às Exportações (Proex), do Banco do Brasil - BB). A seguir, examinam-se os incentivos fiscais à pesquisa e desenvolvimento (P&D) concedidos no âmbito da Lei do Bem. Por fim, avalia-se a dinâmica das parcerias tecnológicas entre institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e empresas do setor de informática desenvolvidas a partir dos créditos oferecidos pelo Fundo Setorial de Tecnologia da Informação (CT-Info), componente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). No processo de avaliação de políticas que, ao buscarem estimular atividades ou setores específicos, estabelecem mecanismos que selecionam os agentes econômicos que delas se beneficiarão, é de fundamental importância sua capacidade de permanecer acessível a todos os agentes para os quais são elegíveis. Na parte final deste trabalho, é discutido em que medida as políticas avaliadas têm se mostrado capazes de atender a este pressuposto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais: uma avaliação de políticas selecionadas de desenvolvimento tecnológico no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Sells more because it is fresh or it is fresh because it sells more: an assessment of technological development selected policies in Brazil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1691: Vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais: uma avaliação de políticas selecionadas de desenvolvimento tecnológico no Brasil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 37 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento tecnológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exportação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
ipea.description.objective | Comparar os resultados alcançados pelos estudos mencionados, aprofundando o debate sobre políticas públicas no país. | pt_BR |
ipea.description.methodology | O estudo se apoiou na consolidação de quatro bancos de microdados: i) a Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais/MTE); ii) o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/MDIC); iii) uma base fornecida pelo MDIC; e iv) informações cedidas pelo BNDES. As unidades de análise são as firmas, identificadas pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) a oito dígitos. O período cobre observações anuais entre 2003 e 2007.A partir dessa base de dados consolidada, foram realizados dois tipos de análises. Em um primeiro momento, as empresas presentes na base de dados – todas as empresas que, de acordo com a base da Rais, possuem CNPJ ativo – foram classificadas em cinco categorias: i) as que exportam sem fazer uso de nenhum dos três instrumentos de política, denominadas exportadoras independentes; ii) as apoiadas pelo Exim; iii) as apoiadas pelo Proex-financiamento; iv) as apoiadas pelo Proex-equalização; e v) as beneficiadas pelo regime de drawback.Após a classificação das empresas, foram extraídas as médias de algumas variáveis chave, dentro de cada grupo, em busca de “pistas” a respeito do foco dos programas.A segunda análise se constituiu em um exercício econométrico com o objetivo de validar as impressões produzidas na análise anterior. Deve-se ressaltar que foram realizados dois grupos de estimações. As variáveis explicativas foram: participação da empresa em cada um dos programas no ano anterior (representadas por dummies); número médio de funcionários no ano anterior (variável em nível) para servir como proxy de tamanho; valor exportado pela firma no ano anterior – 10 considerado zero caso a firma não tenha exportado; número de trabalhadores qualificados (engenheiros, cientistas e pesquisadores) empregados pela firma; controles para localização geográfica (representados por dummies regionais); e, por fim, uma variável binária que assume o valor 1 quando o setor de atividade é considerado de média-alta ou alta intensidade tecnológica, e zero caso contrário. Dado o reduzido tamanho do programa Proex-equalização, não foi possível realizar qualquer estimação em painel tomando-o como dependente. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1691 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Bibliografia: possui bibliografia | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | Estrutura Tecnoprodutiva Integrada e Regionalmente Articulada | pt_BR |
ipea.classification | Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros |
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