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dc.contributor.authorPontes, Pedro Arthur de Miranda Marques-
dc.contributor.authorLicio, Elaine Cristina-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2020-10-08T20:21:12Z-
dc.date.available2020-10-08T20:21:12Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10266-
dc.description.abstractA proposta da construção de um sistema nacional de educação perpassa a política educacional brasileira desde pelo menos a década de 1930, quando da publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. A partir da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a consolidação desse projeto passou a ser relacionada à regulamentação do regime de colaboração, tendo em vista a necessidade, percebida por diversos atores do campo educacional, de formatar as relações federativas no contexto da mitigação de desigualdades regionais. No entanto, apesar de diversas tentativas, a matéria ainda não se encontra regulamentada. Atualmente, propostas apresentadas por diversos atores da política pretendem realizar essa tarefa. Este trabalho analisa e compara as propostas mais recentes de regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE), concentrando-se no tema das instâncias de pactuação e suas atribuições. Além de interpretar principais consensos e dissensos da agenda, o mapeamento proposto verifica em que medida a possível construção do SNE pode alterar o status quo no que diz respeito à autonomia dos entes federativos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMapeando o debate sobre o Sistema Nacional de Educação : o que dizem as propostas sobre a criação de uma nova instância de pactuaçãopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2599 : Mapeando o debate sobre o Sistema Nacional de Educação : o que dizem as propostas sobre a criação de uma nova instância de pactuaçãopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical34 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral::Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacional::Política Educacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordRelações federativaspt_BR
dc.subject.keywordRegime de colaboraçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema Nacional de Educaçãopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar e comparar as propostas mais recentes de regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE), concentrando-se no tema das instâncias de pactuação e suas atribuições.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2599pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper analyzes recent Legislative propositions regarding the regulation of federative relations in Brazil’s education system. These propositions take the form of the National System of Education (Sistema Nacional de Educação), which relates to a long-standing reformist tradition. The main focus is the way through which the National System of Education would affect state and municipal autonomy in the governance of education systems. Thus, we describe the main similarities and differences in those law proposals, and demonstrate how they may alter education policy status quo. The main change would be the creation of intergovernmental commissions, transferring decisions today made unilaterally by municipalities, states, and the federal government, to a decision-making body composed by all three components of the Federation.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

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