Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCodes, Ana Luiza Machado de-
dc.contributor.authorFonseca, Sérgio Luiz Doscher da-
dc.contributor.authorAraújo, Herton Ellery-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T18:07:26Z-
dc.date.available2021-07-06T18:07:26Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10650-
dc.description.abstractEste texto propõe-se a analisar a reforma do ensino médio no Brasil sob uma perspectiva específica: seu potencial de ir além da tradicional tarefa de capacitar o estudante para ingressar na universidade ou na carreira, passando a oferecer ao jovem uma formação mais ampla e equilibrada, de modo a prepará-lo para a entrada na vida adulta. Ao refletir acerca de suas propostas, conteúdos e viabilidade, este estudo examina a existência de potencialidades para a inserção de valores básicos e outros aspectos edificantes na vida do estudante. Constata-se que, de fato, isso acontece, e é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que traz essa possibilidade para o bojo da reforma. As apreciações feitas a respeito dessa política brasileira referenciam-se em pesquisas bibliográficas sobre modelos e tendências recentes no debate sobre ensino médio e em experiências internacionais. Ao fim do trabalho, são feitas algumas considerações e sugestões para ajudar a implantação exitosa de suas propostas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEnsino médio : contexto e reforma. Afinal, do que se trata?pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2663 : Ensino médio : contexto e reforma. Afinal, do que se trata?pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical30 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensinopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordReforma do ensino médio no Brasilpt_BR
dc.subject.keywordReparação para a vida adultapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de acompanhamentopt_BR
dc.subject.keywordAconselhamento dos estudantes.pt_BR
ipea.description.objectiveanalisar a reforma do ensino médio no Brasil sob uma perspectiva específica: seu potencial de ir além da tradicional tarefa de capacitar o estudante para ingressar na universidade ou na carreira, passando a oferecer ao jovem uma formação mais ampla e equilibrada, de modo a prepará-lo para a entrada na vida adulta.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2663pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis text aims to analyze the reform of secondary education in Brazil from a specific perspective: the potential to go beyond the traditional task of enabling students to go to university or to become career-ready by offering a broader and more balanced education that prepares them for entry into adult life. When reflecting on its proposals, contents, and feasibility, this study examines the potentialities for the insertion of values and other edifying aspects in the student’s life. The potentialities exist, indeed, and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brings this possibility to the heart of the Reformation. The analysis relies on bibliographic research about models and trends in high school and on international experiences. At the end of the work, some considerations and suggestions aim to help the policy.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2663.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2663_sumex.pdf122.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.