Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Rafael Henrique Moraes-
dc.contributor.authorWarwar, Lucas-
dc.contributor.authorParga, João-
dc.contributor.authorBazzo, João-
dc.contributor.authorBraga, Carlos Kauê Vieira-
dc.contributor.authorHerszenhut, Daniel-
dc.contributor.authorSaraiva, Marcus-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-06T15:20:52Z-
dc.date.available2021-08-06T15:20:52Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10713-
dc.description.abstractEste estudo apresenta um diagnóstico de como o uso do transporte individual motorizado e do transporte coletivo tem evoluído desde o início dos anos 2000 nas cidades brasileiras. Nós analisamos dados sobre mudanças no padrão de consumo de bens e serviços de transporte, o aumento de renda das famílias, além da evolução dos custos de transporte urbano, da demanda por transporte público e da frota de veículos no país nos últimos vinte anos. Em todas as dimensões analisadas, os dados apresentam uma trajetória gradual e persistente de substituição do consumo de transporte coletivo pelo individual motorizado, principalmente entre as classes médias e baixas, e nas cidades de médio e pequeno porte. O estudo aponta ainda como essas mudanças têm se refletido na contínua deterioração das condições de mobilidade e no consequente aumento no tempo que as pessoas passam no trânsito, afetando de maneira desigual a população, de acordo com nível socioeconômico, gênero e cor. Por fim, nós mostramos como a crise econômica e de saúde pública gerada pela pandemia da Covid-19 teve um profundo impacto na redução dos níveis de mobilidade urbana e, em particular, na intensificação da queda do número de passageiros do transporte público ao longo de 2020. Com isso, a crise do novo coronavírus deve aprofundar o ciclo vicioso de perda de passageiros e elevação de tarifas no transporte público e acentuar a tendência histórica de substituição do transporte coletivo pelo individual nas cidades brasileiras. Ao final, são apontadas algumas sugestões para políticas públicas que poderiam contribuir para mudar essas tendências.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil I : o uso do transporte coletivo e individualpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2673 : Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil I : o uso do transporte coletivo e individualpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical51 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbanopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Migração::Migração::Deslocamentos Residência-Trabalhopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordFrotapt_BR
dc.subject.keywordDemandapt_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordInflaçãopt_BR
dc.subject.keywordTempo de deslocamentopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
ipea.description.objectiveGerar subsídios para reflexão e elaboração da política nacional de mobilidade urbana e para outras políticas públicas e pesquisas sobre o tema.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2673pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this study we examine how the use of private and public transport has changed since the early 2000s in Brazilian cities. We analyzed data on the changing patterns of consumption of transportation goods and services by Brazilian families over the last 20 years. We also analyzed how urban transportation costs, the demand for public transport, and the country’s vehicle fleet have evolved in that period. All the analyses conducted pointed to a gradual and persistent trend of households moving away from public transportation towards individual modes of transport, mainly among the middle and lower classes in medium and small cities. These changing patterns caused a continuous deterioration of mobility conditions in Brazilian cities, significantly increasing the time people tend to spend in traffic. Furthermore, we demonstrate how people are unequally affected by poor mobility conditions according to their socioeconomic status, gender, and color. Finally, we show how the economic and public health crisis generated by the Covid-19 pandemic has had a profound impact on urban mobility patterns, causing a sharp decline in the numbers of daily public transport passengers across the country. Those findings indicate that the Covid-19 pandemic will likely deepen the vicious cycle of passenger loss and increasing public transport fares, thus accelerating the historical trend of modal shifts from public transportation to individual modes of transport in Brazilian cities. At the end of the study we point to a few urban and transport policies that could help mitigate this trend.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2673.pdf12.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2673_sumex.pdf90.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.