Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10732
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matijascic, Milko | - |
dc.contributor.author | Rolon, Carolina Esther Kotovicz | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1997 | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2017 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T14:53:26Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T14:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10732 | - |
dc.description.abstract | O estudo investiga as desigualdades interseccionais no ensino fundamental brasileiro em 2017, comparando com as de 1997. Para tanto, utiliza os indicadores para o ensino fundamental da meta 4.1 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a saber: as taxas de conclusão do ensino fundamental e o percentual de alunos que atingiram o nível de desempenho considerado satisfatório nas provas de leitura e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 1997 e 2017. A interseccionalidade das categorias de sexo, raça e faixa de renda familiar per capita, Grandes Regiões e localização de domicílio revelou-se significativa para explicar as desigualdades nas taxas de conclusão do ensino fundamental nos anos iniciais (1997) e nos anos finais (1997 e 2017), demonstrando a importância de não pensar as desigualdades educacionais de maneira estanque. As imbricações das categorias de sexo, raça e Grandes Regiões brasileiras e de sexo, Grandes Regiões e localização do domicílio foram significativas na compreensão das desigualdades de desempenho dos alunos ao final de ambos os ciclos do ensino fundamental em 1997 e 2017. Ao lançar luz sobre as desigualdades interseccionais no ensino fundamental, os resultados desta pesquisa contribuem para o acompanhamento da meta 4.5 do ODS, que visa à superação das desigualdades educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Objetivos de desenvolvimento sustentável e desafios decorrentes das oportunidades escolares no ensino fundamental brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2679 : Objetivos de desenvolvimento sustentável e desafios decorrentes das oportunidades escolares no ensino fundamental brasileiro | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 42 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Primário | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdades de oportunidades educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2679 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas; | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper investigates the intersectional inequalities in the Brazilian primary and lower secondary school levels in 2017, comparing them with those observed in 1997. To do so, it analyses the indicators of goal 4.1 of the Sustainable Development Goals (SDGs), namely, the completion rates of primary and lower secondary levels and the percentage of students who reached the level of performance considered satisfactory in the Reading and Mathematics tests of the Basic Education Assessment System (Saeb), from 1997 and 2017. The intersectionality of the categories of sex, race, and family per capita income and sex, Brazilian regions and rurality proved to be significant to explain the inequalities in the completion rates of primary school in 1997 and of the lower secondary level in 1997 and in 2017, demonstrating the importance of ceasing educational inequalities in their dynamics. The imbrications of the categories of sex, race and large Brazilian regions and sex, large Brazilian regions and rurality were significant in understanding the inequalities in student performance at the end of both primary and lower secondary school cycles in 1997 and 2017. By shedding light on intersectional inequalities in primary and lower secondary education, the results of this research contribute to the monitoring of goal 4.5 of the SDG which aims to overcome educational inequalities. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td 2679.pdf | 8.87 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td 2679_sumex.pdf | 91.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.