Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatijascic, Milko-
dc.contributor.authorRolon, Carolina Esther Kotovicz-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1997pt_BR
dc.coverage.temporal2017pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-12T14:53:26Z-
dc.date.available2021-08-12T14:53:26Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10732-
dc.description.abstractO estudo investiga as desigualdades interseccionais no ensino fundamental brasileiro em 2017, comparando com as de 1997. Para tanto, utiliza os indicadores para o ensino fundamental da meta 4.1 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a saber: as taxas de conclusão do ensino fundamental e o percentual de alunos que atingiram o nível de desempenho considerado satisfatório nas provas de leitura e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 1997 e 2017. A interseccionalidade das categorias de sexo, raça e faixa de renda familiar per capita, Grandes Regiões e localização de domicílio revelou-se significativa para explicar as desigualdades nas taxas de conclusão do ensino fundamental nos anos iniciais (1997) e nos anos finais (1997 e 2017), demonstrando a importância de não pensar as desigualdades educacionais de maneira estanque. As imbricações das categorias de sexo, raça e Grandes Regiões brasileiras e de sexo, Grandes Regiões e localização do domicílio foram significativas na compreensão das desigualdades de desempenho dos alunos ao final de ambos os ciclos do ensino fundamental em 1997 e 2017. Ao lançar luz sobre as desigualdades interseccionais no ensino fundamental, os resultados desta pesquisa contribuem para o acompanhamento da meta 4.5 do ODS, que visa à superação das desigualdades educacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleObjetivos de desenvolvimento sustentável e desafios decorrentes das oportunidades escolares no ensino fundamental brasileiropt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2679 : Objetivos de desenvolvimento sustentável e desafios decorrentes das oportunidades escolares no ensino fundamental brasileiropt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical42 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geralpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Primáriopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordObjetivos de Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordDesigualdades de oportunidades educacionaispt_BR
dc.subject.keywordInterseccionalidadept_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordSistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2679pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper investigates the intersectional inequalities in the Brazilian primary and lower secondary school levels in 2017, comparing them with those observed in 1997. To do so, it analyses the indicators of goal 4.1 of the Sustainable Development Goals (SDGs), namely, the completion rates of primary and lower secondary levels and the percentage of students who reached the level of performance considered satisfactory in the Reading and Mathematics tests of the Basic Education Assessment System (Saeb), from 1997 and 2017. The intersectionality of the categories of sex, race, and family per capita income and sex, Brazilian regions and rurality proved to be significant to explain the inequalities in the completion rates of primary school in 1997 and of the lower secondary level in 1997 and in 2017, demonstrating the importance of ceasing educational inequalities in their dynamics. The imbrications of the categories of sex, race and large Brazilian regions and sex, large Brazilian regions and rurality were significant in understanding the inequalities in student performance at the end of both primary and lower secondary school cycles in 1997 and 2017. By shedding light on intersectional inequalities in primary and lower secondary education, the results of this research contribute to the monitoring of goal 4.5 of the SDG which aims to overcome educational inequalities.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td 2679.pdf8.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td 2679_sumex.pdf91.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.