Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbres, Hevellyn-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T14:03:57Z-
dc.date.available2021-08-24T14:03:57Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10772-
dc.description.abstractAs Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais (Diretrizes) podem ser consideradas o principal instrumento internacional de conduta empresarial responsável (CER). No Brasil, sua implementação é responsabilidade de um grupo de trabalho interministerial (GTI) coordenado pelo Ministério da Economia, chamado PCN Brasil. Este artigo discute a implementação das Diretrizes por meio do PCN Brasil, indicando avanços alcançados em seus quase vinte anos de existência e desafios e oportunidades remanescentes. O texto é composto pelos seguintes itens: i) seção introdutória sobre o que são as Diretrizes e quais são as funções dos PCNs; ii) principais características dos PCNs e sua implementação no Brasil; e iii) desafios e oportunidades para a implementação das Diretrizes pelo PCN Brasil.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleImplementação das diretrizes da OCDE para as empresas multinacionais no Brasil : avanços e desafiospt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 31-52 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Cooperação Internacional::Ajuda ao Desenvolvimento::Cooperação Internacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Empresas::Empresas::Empresas Transnacionaispt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordConduta empresarial responsávelpt_BR
dc.subject.keywordDiretrizes da OCDE para as empresas multinacionaispt_BR
dc.subject.keywordPonto de contato nacionalpt_BR
dc.subject.keywordPCNpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10748pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 29, jan./abr. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) Guidelines for Multinational Enterprises can be considered the main international instrument for responsible business conduct (RBC). In Brazil, its implementation is the responsibility of an inter-ministerial working group coordinated by the Ministry of Economy, called National Contact Point (NCP) Brazil. This article discusses the implementation of the Guidelines by the NCP Brazil, indicating progress achieved over its nearly twenty years of existence and the remaining challenges and opportunities. The article is structured as follows: i) an introductory section that briefly presents the main features of the Guidelines and the NCPs’ roles; ii) a section presenting the key characteristics of the NCPs and their implementation in Brazil; and iii) a third section that highlights some challenges and opportunities for the implementation of the Guidelines by the NCP Brazil.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
ipea.classificationPequenas, Médias e Grandes Empresaspt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bepi_29_implementacao.pdf437.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.