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dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.authorLicio, Elaine Cristina-
dc.contributor.authorBof, Alvana-
dc.contributor.authorMartins, Felipe dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Cláudio Hamilton Mattos dos-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-07T15:52:37Z-
dc.date.available2021-12-07T15:52:37Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10930-
dc.description.abstractAcompanhado de Maria – uma secretária nacional de educação recém-nomeada –, o texto faz um voo rasante sobre as principais dimensões da política educacional, observando sua evolução ao longo dos últimos trinta anos. Nesse percurso, retoma-se o desenvolvimento institucional da política educacional brasileira de 1989 até recentemente: relações federativas, financiamento, sistema de avaliação, parâmetros curriculares e situação dos professores. A seguir, analisa-se o exame desse investimento para os resultados dos estudantes, em termos de acesso, fluxo e aprendizado. O trabalho reflete ainda sobre trajetórias possíveis para que cheguemos a um futuro em que os níveis de qualidade da educação brasileira deixem nossa viajante do tempo com a sensação de dever cumprido. Dada a distribuição das responsabilidades federativas, Maria entende que não cabe ao governo federal melhorar diretamente os resultados de uma política descentralizada, mas ele pode – e deve – aprimorar os processos que levam a isso: coordenação, financiamento e avaliação. Estes são três meios essenciais que devem ser aperfeiçoados se quisermos também melhorar a situação dos professores em termos de formação e iniquidades salariais, além de tornar as estruturas curriculares mais voltadas ao desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida no século XXI. A viagem de Maria ao passado constitui parte do que chamamos de história da educação no Brasil, mas seu interesse por estudar o que já foi feito, examinar os resultados e prospectar caminhos de aprimoramento não é mera ficção: consiste em tudo aquilo que permite à gestão pública avançar para que, em uma próxima viagem no tempo, levemos Maria a cenários educacionais marcados por muito aprendizado.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Fim de uma era ou e agora, Maria? : desafios para a atuação federal na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2713 : O Fim de uma era ou e agora, Maria? : desafios para a atuação federal na educação básicapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical50 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordAvaliação da política educacionalpt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento da política educacionalpt_BR
dc.subject.keywordCoordenação federativapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2713pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this text, a newly appointed national secretary of education takes the reader on a journey through time across the main dimensions of educational policy, observing its evolution over the last thirty years. Federative relations, financing, evaluation system, curricular parameters, and, of course, teachers training and earnings are all looked at and their evolution summarized. The results of this investment on student outcomes in terms of access, flow, and learning are analyzed. Finally, Maria shares her thoughts on possible trajectories to reach a future in which the quality levels of Brazilian education will leave a future time traveler with a sense of accomplishment. Given the Federative nature of Brazil, Maria understands that it is not up to the Federal Government to directly improve the results of a decentralized policy, but it can – and should – improve the processes that lead to this: coordination, financing and evaluation. In spite of the improvement of the last thirty years, teacher training and earnings and a better curriculum are still needed to improve educational outcomes.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
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