Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1095
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1765.pdf493.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Política comercial e política externa no Brasil: uma análise da estratégia de negociação comercial brasileira (1995-2010)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1765: Política comercial e política externa no Brasil: uma análise da estratégia de negociação comercial brasileira (1995-2010)
Authors: Oliveira, Ivan Tiago Machado
Abstract: Este trabalho tem por objetivo compreender e examinar um dos determinantes domésticos da estratégia de negociação comercial do Brasil entre 1995 e 2010, com enfoque sobre a articulação de sua política comercial com sua política externa. Assim, o papel do multilateralismo e do regionalismo na política externa brasileira é analisado a fim de explicar a escolha dos fóruns de negociação comercial pela política comercial externa brasileira, bem como a prioridade dada a cada um, no período em análise. Com este trabalho, busca-se lançar luz sobre o debate acerca dos determinantes domésticos da política comercial externa do Brasil nas últimas décadas, explicando-se a adoção de estratégia de negociações em três trilhos, que combina prioridade multilateral com regionalismo em dois tempos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.