Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11010
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCodes, Ana Luiza Machado de-
dc.contributor.authorAraújo, Herton Ellery-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-10T22:20:13Z-
dc.date.available2022-01-10T22:20:13Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11010-
dc.description.abstractA formulação de políticas educacionais baseadas em evidências vem predominando em muitos países atualmente. O Brasil faz parte desse quadro. Nos países que seguem há mais tempo nessa trajetória, as discussões recentes apontam para a necessidade de recalibragem, em algumas dimensões, desse modo de se fazer políticas. São trazidas à cena questões como o orçamento e a incorporação dos saberes resultantes das práticas escolares. E o Brasil, a quantas anda nesse processo? Esse é o ponto explorado neste texto. O contexto brasileiro é aqui analisado, em seus aspectos de estruturação e maturação de procedimentos e práticas, na tentativa de apreender em que “grau” o país se situa ao longo dessa jornada. Para nortear a discussão, utilizam-se três abordagens fundamentais, que explicam a utilização de evidências na formulação de políticas educacionais: i) a perspectiva técnico-funcional, focada nos resultados da aprendizagem (habilidades, conhecimentos cognitivos e capacidade analítica); ii) a sociopolítica, que trata de questões culturais e atitudinais; e iii) a institucional ou organizacional, associada à ideia de valores. O estudo aponta que o Brasil demonstra notáveis progressos, principalmente no que se refere ao arcabouço legal e institucional até então construído. Maiores avanços são ainda necessários, contudo, principalmente para transformar o saber inerente às evidências na condição de fato – a ser manifestado na cultura do país, no uso por parte dos gestores e no enriquecimento das realidades educacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUso de evidências em políticas educacionais : o contexto internacional e o quadro brasileiropt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2720 : Uso de evidências em políticas educacionais : o contexto internacional e o quadro brasileiropt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical19 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionais baseadas em evidênciaspt_BR
dc.subject.keywordFormulação de políticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionais brasileiraspt_BR
dc.subject.keywordAvaliações de desempenhopt_BR
dc.subject.keywordPromoção da igualdadept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2720pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractEvidence-based education policymaking has been prevalent in many countries today. Brazil is part of this picture. In countries that have followed this trajectory for a long time, recent discussions point to the need to recalibrate, in some dimensions, this way of making policies. Issues such as budgeting and knowledge incorporation resulting from school practices come to the fore. And Brazil, how is it going in this process? It is the point explored in this text. The Brazilian context is analyzed here in terms of the structure and maturation of procedures and practices. The discussion tries to apprehend the “degree” of the country along this journey, relying upon three fundamental approaches, which explain the use of evidence in the formulation of educational policies: i) the technical-functional perspective, focused on learning outcomes (skills, cognitive knowledge, and analytical capacity); ii) sociopolitical, which deals with cultural and attitudinal issues; and iii) institutional or organizational, associated with the idea of values. The study points out that Brazil demonstrates notable progress, especially concerning the legal and institutional framework built so far. However, it is necessary to advance further so that the evidence knowledge transforms and enriches the educational reality accordingly - mainly in terms of culture and management.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2720.pdf856.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2720_sumex.pdf73.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.