Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, Lediany Freitas de-
dc.coverage.spatialAlemanhapt_BR
dc.coverage.spatialLituâniapt_BR
dc.coverage.spatialFinlândiapt_BR
dc.coverage.spatialCoreia do Sulpt_BR
dc.coverage.spatialJapãopt_BR
dc.coverage.spatialChinapt_BR
dc.coverage.spatialCosta Ricapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T15:04:55Z-
dc.date.available2022-02-18T15:04:55Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11052-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar o sistema de promoção de exportações em um pequeno conjunto de países, com destaque para o papel das organizações de promoção comercial (trade promotion organizations – TPOs) e o envolvimento do Estado. São identificados os principais atores operacionais e as estratégias praticadas nos sistemas da Alemanha, Lituânia, Finlândia, Coreia do Sul, Japão, China e Costa Rica. Os resultados indicam que cada país aborda a promoção de exportações de acordo com as próprias necessidades, embora se perceba a existência de um certo padrão internacional. Há instituições com papéis similares e práticas comuns, todavia, não existe uma fórmula organizacional única. O tamanho das TPOs, a sua governança, os mecanismos de financiamento, bem como as suas atividades práticas são, em grande medida, determinadas pelas estratégias políticas de cada Estado. Em termos de práticas, percebe-se o foco nas pequenas e médias empresas (PMEs) como clientes-alvo, um olhar direcionado para distintas regiões e, sobretudo, setores industriais, uma série de serviços corriqueiros imprescindíveis, composta por informações de mercados, consultoria, treinamento e feiras de exposições, e a atenção mais recente com empresas e projetos relacionados à economia digital e economia verde, entrelaçada com a preocupação dos atores em colocar em prática negócios futuros inovadores e sustentáveis.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePromoção de exportações : principais organizações envolvidas, estratégias e práticas em países selecionadopt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 7-52.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Internacional::Política Comercial::Promoção das Exportaçõespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Internacional::Exportaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPromoção de exportacõespt_BR
dc.subject.keywordOrganização de promoção comercialpt_BR
dc.subject.keywordAgência de promoção de exportaçõespt_BR
dc.subject.keywordAtores operacionaispt_BR
dc.subject.keywordPráticas estratégicaspt_BR
dc.subject.keywordApoio do estadopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10980pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 30, maio./ago. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims at investigating the export promotion systems of a small set of countries, emphasizing the role of trade promotion organizations (TPOs) and the involvement of the State. The key operational actors and the strategies followed in the systems of Germany, Lithuania, Finland, South Korea, Japan, China, and Costa Rica are identified. The results indicate that each country approaches export promotion according to its own needs, although a certain international standard can be noted. There are institutions with similar roles and common practices, however, there is no single organizational formula. The size of the TPOs, their governance, the funding mechanisms, as well as the activities performed are determined mostly by the political strategies of each state. In terms of practices, it can be noted a focus on small and medium enterprises (SMEs) as target customers, a look directed at different regions and, especially, different industrial sectors, a series of essential everyday services, comprised by information on markets, consultancy, training and exhibition fairs, and the recent prominence given to companies and projects related to the digital economy and the green economy, intertwined with the actors’ concern in putting in place future innovative and sustainable businesses.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bepi_30_promocao_exportacoes.pdf385.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.