Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11102
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Codes, Ana Luiza Machado de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Herton Ellery | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T21:05:55Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T21:05:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11102 | - |
dc.description.abstract | Ainda que as modalidades de ensino a distância já existissem, a pandemia da covid-19 radicalizou a experiência de educação on-line. Mostrou que as ferramentas e dispositivos tecnológicos já disponíveis são capazes de transmigrar interações presenciais para ambientes virtuais. Com isso, alargaram-se limites, obtiveram-se bons resultados e apontaram-se perspectivas promissoras, o que abriu espaço para as seguintes questões, discutidas neste texto: como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola? Que tendências que se podem auscultar a partir delas? Que rumos se anunciam para o modo de fazer educação nos próximos tempos? A intenção aqui é ponderar sobre a escola de maneira mais ampla e a longo prazo, tendo em vista a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, sem necessariamente se atrelar ao meio pelo qual eles acontecem. A partir de análises bibliográficas e experiências nacionais e internacionais, foi possível discernir três dimensões principais de atuação, que estão sob a alçada das políticas públicas e de educadores: i) a diminuição das desigualdades digitais; ii) o apoio socioemocional aos estudantes; e iii) a formação de professores, métodos e materiais instrucionais. O desenvolvimento de ações nessas três frentes poderia tornar os sistemas educacionais mais abertos, flexíveis e inclusivos, para levar adiante processos de ensino nas modalidades presencial e a distância. Para viabilizar isso, as políticas de gestão educacional ganham centralidade entre os esforços a serem empreendidos, cabendo à União um papel protagonista: convocar e harmonizar os esforços de distintas esferas de governo em torno de um projeto colaborativo para o aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2749 : Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 24 p. : il, | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral::Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacional::Política Educacional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Meios de ensino::Ensino a Distância | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novos rumos da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas de gestão educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colaboração entre atores | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2749 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas; | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2749.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2749_sumex.pdf | 74.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.