Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPiola, Sérgio Francisco-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-01T15:09:51Z-
dc.date.available2022-04-01T15:09:51Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11110-
dc.description.abstractO cumprimento dos princípios constitucionais de universalidade na cobertura, integralidade do atendimento e equidade do acesso, em um país federado, composto pela União, 5.570 municípios, 26 estados e um Distrito Federal, com um sistema de saúde de atribuições e responsabilidades compartilhadas entre as três esferas de governo e gestão descentralizada, em um contexto de entes federativos com grandes disparidades econômicas, sociais e administrativas, constitui um imenso desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS). Como forma de preservar os princípios constitucionais do sistema, foram utilizados diversos instrumentos de reforço à coordenação entre as esferas de governo, entre os quais merecem destaque as transferências de recursos federais para os estados, o Distrito Federal e os municípios, os órgãos de gestão colegiada e a implementação de diversas iniciativas e experiências para melhorar a condução e a coordenação sistêmica em suas diferentes dimensões. Nesse contexto, este trabalho, a partir de uma revisão narrativa da literatura técnico-científica e de documentos legais, faz uma análise da experiência do SUS a partir das seguintes perspectivas: i) fundamentos constitucionais e legais que organizam o sistema; ii) experiência de implantação do SUS, procurando identificar os principais avanços, problemas e desafios; iii) identificação da relevância da coordenação federativa para o SUS, destacando, nesse sentido, a importância que tem sobretudo em países com as características do Brasil, bem como o papel do governo federal para dar o efetivo suporte ao alcance dos princípios constitucionalmente definidos para a área de saúde.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Coordenação entre as instâncias de governo e o papel do Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúdept_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2745 : A Coordenação entre as instâncias de governo e o papel do Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúdept_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical48 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Medicina. Doenças::Saúde e Doenças - Geral::Saúde Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Federalismopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Relações Intergovernamentais Fiscaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Descentralizaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordSistema Único de Saúde (SUS)pt_BR
dc.subject.keywordRelações intergovernamentaispt_BR
dc.subject.keywordFederalismopt_BR
dc.subject.keywordDescentralizaçãopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação federativapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2745pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractBrazil is a federation composed by the Federal Government, twenty-six states and the Federal District and 5,570 municipalities. The organization of the national health system is a shared responsibility of these three spheres of government and must comply to the constitutional principles of universal coverage, comprehensiveness and equity, and also with the decentralized management of the the Unified Health System (SUS). This constitutes an immense challenge. To preserve the constitutional principles of the system, several instruments were used to reinforce coordination between the levels of government, among which the transfers of federal resources to states, the Federal District and municipalities. Collegiate management bodies were also organized. Various initiatives and experiences were implemented to improve and conduct a systemic coordination in of the different dimensions of the health system. In this context, this work, based on a narrative review of technical-scientific literature and legal documents, analyzes the experience of the SUS from the following perspectives: i) constitutional and legal foundations that organize the health system; ii) SUS implementation experience, seeking to identify the main advances, problems and challenges; iii) identification of the relevance of federative coordination for the SUS, highlighting, in this sense, the importance of the role of the Federal Government in providing effective support for the achievement of the constitutionally defined principles for the health area, especially in countries with the characteristics of Brazil.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationSaúdept_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Saúde: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2745_web.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2745_sumex.pdf86.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.