Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11687
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gercione Dionizio | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Evandro Camargos | - |
dc.contributor.author | Costa, Lorena Vieira | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2011-2016 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T18:58:56Z | - |
dc.date.available | 2023-01-11T18:58:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11687 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar o efeito da política de ações afirmativas no desempenho dos alunos da rede pública de ensino superior brasileira no período 2011-2016. Para este fim, foi utilizada a metodologia de pseudo-painel com estimador de efeitos fixos. No geral, os resultados apontam para a existência de relação negativa entre a referida política e as notas dos alunos; todavia, observou-se que seu efeito distingue-se entre os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ademais, verificou-se que os esforços individuais ex-ante e ex-post ao processo seletivo são importantes para determinar esta relação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Efeito das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br/ | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 137-160 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Indicadores de Desempenho | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desempenho Econômico | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pseudo-painel | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11310 | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar o efeito da política de ações afirmativas no desempenho dos alunos da rede pública de ensino superior brasileira no período 2011-2016 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 51, n. 01, abr. 2021. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study aims to analyze the effect of the affirmative action policy on the performance of students in the Brazilian public higher education network in the period 2011-2016. For this purpose, the pseudo-panel methodology with fixed effects estimator was used. In general, the results point to the existence of a negative relationship between the referred policy and the students' grades; however, it was observed that its effect is distinguished among the courses evaluated by the National Student Performance Examination (Enade). In addition, it was found that individual ex ante and ex post efforts in the selection process are important in determining this relationship. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
Appears in Collections: | Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v51_n01_Artigo5_efeito_das_acoes_afirmativas.pdf | 278.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.