Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Gercione Dionizio-
dc.contributor.authorTeixeira, Evandro Camargos-
dc.contributor.authorCosta, Lorena Vieira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2011-2016pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-11T18:58:56Z-
dc.date.available2023-01-11T18:58:56Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11687-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar o efeito da política de ações afirmativas no desempenho dos alunos da rede pública de ensino superior brasileira no período 2011-2016. Para este fim, foi utilizada a metodologia de pseudo-painel com estimador de efeitos fixos. No geral, os resultados apontam para a existência de relação negativa entre a referida política e as notas dos alunos; todavia, observou-se que seu efeito distingue-se entre os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ademais, verificou-se que os esforços individuais ex-ante e ex-post ao processo seletivo são importantes para determinar esta relação.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEfeito das ações afirmativas no ensino superior público brasileiropt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br/pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 137-160 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Indicadores de Desempenhopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desempenho Econômicopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAções afirmativaspt_BR
dc.subject.keywordPseudo-painelpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11310pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar o efeito da política de ações afirmativas no desempenho dos alunos da rede pública de ensino superior brasileira no período 2011-2016pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 51, n. 01, abr. 2021.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims to analyze the effect of the affirmative action policy on the performance of students in the Brazilian public higher education network in the period 2011-2016. For this purpose, the pseudo-panel methodology with fixed effects estimator was used. In general, the results point to the existence of a negative relationship between the referred policy and the students' grades; however, it was observed that its effect is distinguished among the courses evaluated by the National Student Performance Examination (Enade). In addition, it was found that individual ex ante and ex post efforts in the selection process are important in determining this relationship.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v51_n01_Artigo5_efeito_das_acoes_afirmativas.pdf278.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.