Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11702
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2896_Web.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2896_Sumex.pdf124.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Publicacao_preliminar_TD_A_qualificacao_do_trabalhador.pdf594.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Qualificação do trabalhador intermitente e sua evolução no mercado de trabalho
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2896 : A Qualificação do trabalhador intermitente e sua evolução no mercado de trabalho
Authors: Oliveira, Luis Felipe Batista de
Abstract: Este Texto para Discussão aborda alguns elementos do debate a respeito do contrato de trabalho intermitente, introduzido pela Lei no 13.467/2017. Para tanto, realiza uma caracterização dos trabalhadores com esse tipo de vínculo, bem como sua comparação com outros trabalhadores também celetistas ou mesmo que atuam no setor informal. Em seguida, apresenta a evolução recente da contratação dos intermitentes no mercado de trabalho brasileiro. Embora existam poucas evidências a respeito da jornada e do salário desse tipo de trabalho, ele inova ao utilizar o Quadro Brasileiro de Qualificações (QBQ), recém-lançado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, como proxy da qualidade do posto ocupado. Nota-se que os trabalhadores contratados nessa modalidade estão mais concentrados em atividades específicas que aqueles com contratos em outras modalidades. Além disso, não são diferentes, na qualificação média, dos demais trabalhadores formais. Mais ainda, esses resultados são estáveis em termos da desagregação em conhecimentos, habilidades e atitudes. Esses argumentos, em conjunto com a proteção laboral existente, favorecem o entendimento de que não há precarização do trabalho com a modalidade intermitente no país.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.